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Owned, Paid e Earned media

Já não é nem um segredo que as redes sociais se tornaram uma ferramenta essencial na divulgação e firmação de marcas. Afim de atender às diferentes necessidades dos usuários que buscam divulgar seus empreendimentos em diferentes níveis, as redes sociais passaram a contar com formas versáteis de publicação de mídia.

Os conceitos de owned, paid e earned media , podem soar complexos, mas é bastante simples e muito útil.

Vamos conhecer melhor estas mídias e entender como elas podem interagir umas com as outras?

Mas afinal, o que cada uma dessas representa?

Vamos começar…pelo começo! É essencial que entendamos o que significa cada um destes conceitos:

Paid Media: mídias compradas para ampliar o alcance do canal. O conceito transcende as redes sociais e também pode servir para compra de espaços comerciais em veículos tradicionais como rádio e tv, mas, no contexto das redes sociais, são os conteúdos pagos adquiridos pela marca, como Facebook Ads e Promoted Tweets. Têm grande alcance, mas pouco segmentado e relativamente custoso. É essencial acompanhar as interações recebidas nos anúncios.

Owned Media: conteúdos publicados em canal próprio, como website, blog, perfil da marca em Facebook, Twitter e outras redes sociais. Sua grande vantagem é praticamente não envolver custos (aquém da mão de obra), já que o acesso e a publicação em social media são gratuitos. Também permite uma segmentação de público através de conteúdo específico e especializado. Consequentemente, o alcance pode ser limitado. A interação com os usuários que participam é muito importante para manter um bom relacionamento com seu público.

Earned Media: os ganhos espontâneos, ou seja, o que é dito sobre sua marca por usuários. Trocas de conteúdo, marcações em posts, compartilhamentos, entre outros. O alcance da Earned Media acaba atingindo públicos hiperespecífico do gerador do conteúdo e bastante especializado. O acompanhamento dessa mídia é essencial para você ficar sabendo tudo o que falam de sua marca, produto, serviço ou mercado fora dos seus canais proprietários.

Use as três a seu favor em uma estratégia completa

Ressalte seus pontos fortes atuando nas três formas de mídia.

Owned Media, Earned Media e Paid Media

Em primeiro lugar, use seus canais disponíveis – website, canais, perfis sociais – e produza conteúdo que mostre o diferencial de sua marca, como ela é útil para o público que você procura atingir (Owned Media).

Feito isso, busque as ferramentas de divulgação disponibilizadas pelas redes sociais que melhor atendam suas necessidades. Realize uma pesquisa prévia para entender qual é a melhor para suas demandas e está melhor adequada a sua realidade financeira (Paid Media).

Agora que seu conteúdo foi publicado (Owned Media) e devidamente divulgado (Paid Media), monitore as interações do público com seu conteúdo. (Earned Media). Este é um momento crucial da divulgação de sua marca, que deve ser acompanhado detalhadamente. O que nos leva ao próximo tópico:

Monitoramento – conheça, interaja, corrija

Através do monitoramento de earned media, você pode transformar os dados espontâneos relativos à sua marca produzidos nas redes sociais em informações úteis para a tomada de posições efetivas. Para isso, colete, classifique e analise tudo o que é dito sobre você nas redes sociais.

As pessoas que interagem com sua marca costumam ser clientes em potencial. Através da Earned Media, você pode monitorar pontos fortes e fracos de sua abordagem, assim, fica muito mais fácil tecer estratégias.

Para realizar um monitoramento qualificado, você precisa das ferramentas corretas. Uma análise sofisticada dos dados obtidos através de uma interface intuitiva, que permite a tomada de ações proativas.

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