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A emoção é o impulso que leva as pessoas a redigir reclamações, críticas ou elogios nas redes sociais. Quando um consumidor elogia uma marca que o agradou, ele transborda o seu contentamento e se torna um embaixador da marca na rede.

Mas quando um produto não agrada um consumidor, este pode escrever detalhadas críticas à marca, que influenciarão nas futuras compras de outros consumidores. Por isso é tão importante compreender os sentimentos de seus consumidores com relação à sua marca, para aprimorar seu posicionamento, seus produtos e entender melhor as expectativas de seus consumidores.

Nos relatórios de sentimento do zMonitor, à esquerda, é exibido um gráfico de linha que mostra a comparação entre o sentimento percebido nas menções capturadas pela ferramenta. Os sentimentos são divididos em: positivo, negativo, neutro ou “não qualificado”.

À direita, são exibidos dois gráficos de pizza, comparando os sentimentos da marca sob análise, com os sentimentos relacionados a outras marcas cadastradas na ferramenta.

Isto ocorre para que seja analisado o sentimento com relação a marca, em comparação com o sentimento percebido nas marcas concorrentes.

sentimento

 

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